quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

De olho na alimentação industrializada, vilã dos regimes

Estudo revela a quantidade de sódio em alimentos consumidos pelos brasileiros

Há caso em que varia até 14 vezes a concentração da substância, dependendo do fabricante

Um estudo divulgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nesta quinta-feira revelou a quantidade de sódio, gordura saturada, gordura trans e açúcares que os brasileiros ingerem ao consumir produtos industrializados. O dado mais alarmante é que a diferença de concentração do sódio pode variar em até 14 vezes, dependendo de quem fabricou o produto, como ocorre com as batatas palha, por exemplo. Mais de 20 categorias de alimentos industrializados foram pesquisadas.

De acordo com a diretora da Anvisa Maria Cecília Brito, essa diferença encontrada nos teores de sódio, nas diferentes marcas de alimentos, requer medidas em defesa da saúde do consumidor.

— Vamos encaminhar essa pesquisa para o Ministério da Saúde, para que seja pactuado entre governo Federal e as indústrias de alimentos uma redução das quantidades de gorduras, açúcar e sal nos alimentos processados — afirma a diretora da Anvisa.

O caso do macarrão instantâneo com tempero chamou a atenção pela grande quantidade de sódio encontrada.

— Em algumas amostras ficou constatado que, ao comer uma única porção desse alimento, a pessoa está ingerindo 167% do sódio recomendado para ser consumido durante todo dia — explica.

A pesquisa da Anvisa apontou, ainda, que os níveis de sódio dos refrigerantes de baixa caloria, tanto à base de cola quanto à base de guaraná, apresentam maiores valores de sódio em relação aos refrigerantes comuns. Nos refrigerantes de cola, a média dos teores de sódio encontrada foi de 54mg/l, enquanto nos refrigerantes de cola de baixa caloria essa média foi de 97mg/l. Já nos refrigerantes de guaraná, os valores médios de sódio encontrados no produto convencional e no de baixa caloria foram 81 mg/l e 147 mg/l respectivamente.

Segundo a membro da diretoria da Associação Brasileira de Nutrição, Jacira Santos, a melhor forma de controlar a alimentação é verificando as tabelas nutricionais dos produtos industrializados, comparando e optando sempre por aqueles com menor quantidade de sódio, açúcar e gorduras.

— Os rótulos são feitos e estudados para que a pessoa pense que está consumindo um alimento mais saudável possível — afirma Jacira.

Sódio Este mineral participa de uma série de funções metabólicas essenciais ao organismo. Também tem um papel importante no equilíbrio hídrico do corpo.

Consumo em excesso
Ingerir grandes quantidades de sódio por dia pode elevar o risco de hipertensão, aumentar a retenção de líquidos no corpo e causar o desequilíbrio dos rins.

Fontes
Está presente na maioria dos alimentos industrilizadados, até os que não são salgados, como bolos, pães, refrigerante diet. Macarrão e sopa instantâneos, salgadinhos, biscoitos e embutidos geralmente contêm grandes quantidades do mineral.

Gordura saturada A gordura saturada tem origem animal. Também é fundamental pois constitui todas as células do organismo. De acordo com a nutricionista, de toda gordura que uma pessoa consome por dia, 30% deve ser saturada — o restante deve ser poliinsaturadas e monoinsaturadas.

Consumo em excesso
Em excesso, essa gordura eleva o colesterol ruim (LDL) e gera placas de gordura no interior das artérias, provocando doenças cardiovasculares.

Fontes
A gordura saturada está presente nas carnes, no leite e seus derivados, embutidos, biscoitos, manteiga, iogurtes e pães.

Gordura trans Desde 2006, o Ministério da Saúde recomenda eliminar da dieta diária alimentos que contém gordura trans. Porém, segundo Jacira, a Anvisa ainda permite que os industrializados contenham até 200 mg dessa gordura por porção de qualquer alimento.

— Quando um produto possui menos do que este valor, o fabricante pode anunciar no rótulo que o alimento é isento dessa gordura. Portanto, é preciso ler a tabela nutricional para saber a real quantidade — alerta ela.

Consumo em excesso
Pode levar a obesidade e a uma série de outras doenças ligadas a ela.

Fontes
Salgadinhos, batata-frita, pipoca de microondas, bolacha recheada,

Açúcar
É um carboidrato de alto índice glicêmico, ou seja, a glicose entra rapidamente sangue. Diferente da frutose, o açúcar das frutas, que é mais saudável para o organismo. Fornecedor de energia para o corpo, o açúcar só deve ser consumido como um condimento — cerca 10 a 20 gramas por dia é o ideal.

Consumo em excesso
Açúcar em excesso é transformado em gordura e pode levar a obesidade. O organismo consome o açúcar muito rápido, estimula o pâncreas a produzir insulina e, portanto, vai abrir o apetite. A nutricionista recomenda que quem tem familiar diabético deve evitar o açúcar.

Fontes
Bolachas recheadas, refrigerantes em geral, pães, chocolates, iogurtes, sorvetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário