terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Projeto Pense Magro - Dia 06/42: Encontre um técnico de dieta.


É verdade, você vai precisar de um técnico de dieta. Está passando algum pensamento sabotador pela sua cabeça?
 
Talvez prefira manter sua dieta em segredo. Ou ainda se sinta desconfortável em pedir ajuda.
Na minha experiência, entretanto, poucas pessoas conseguiram emagrecer e manter o peso conquistado sem a ajuda e o incentivo de alguém.
 
Estudos mostram consistentemente que encontrar alguém para apoiar você aumenta sua chance de sucesso. 

Seu técnico de dieta pode incentivá-lo, ajudando você a lembrar dos motivos pelos quais seus esforços valem à pena.

Dê a ele uma cópia de seu Cartão de Vantagens. Quando estiver na iminência de ceder a um desejo incontrolável de comer, quando os pensamentos sabotadores estiverem pipocando - volte-se para o seu técnico. Se começar a se sentir desanimado e quiser jogar a toalha, ele (como um guardião de sua memória) pode lembrá-lo de que não é sempre que você se sente dessa maneira e, que na maior parte do tempo, tem se sentido bem fazendo dieta.

"Poucas pessoas conseguiram emagrecer e manter o peso conquistado sem a ajuda e o incentivo de alguém".

Saber que você terá de falar sobre seu progresso para alguém pode motivá-lo a não se desviar do planejamento.

ESTE É UM COMPONENTE CRUCIAL DO PROGRAMA.

Temos que pensar: “Eu não comi exageradamente porque sabia que teria de contar isso a você".

Você se manterá na linha se souber que tem de fazer relatos ao seu técnico. Certifique-se de que está sendo completamente honesto!

"Saber que você terá de falar do seu progresso para alguém pode motivá-lo a não se desviar do planejamento".

Decida quem gostaria que fosse seu técnico de dieta e o convoque agora.

Você pode não precisar da ajuda do técnico neste momento, na implementação das tarefas do programa. Pode também não precisar da inspiração dele nas primeiras semanas, quando sua motivação está alta. Mas, você irá precisar de um técnico, em algum ponto do programa.

Convocá-lo agora é importante porque descobri que é pouco provável que quem está de dieta tente encontrar um técnico quando passa por algum momento difícil e se sente desanimado - justamente no momento em que o técnico é mais necessário.

Você precisa de um técnico que o ajude a identificar e contrariar seus pensamentos disfuncionais, que lhe dê conselhos práticos, que seja altamente incentivador e motivador, e que esteja disposto a ajudá-lo a implementar este programa.

Outras ajudas:
  • Procure por grupos de apoio ao emagrecimento oferecidos por comunidades sem fins lucrativos, hospitais e organizações comerciais;
  • Considere trabalhar em parceria com um profissional de saúde mental ou outro profissional da saúde que tenha experiência e sucesso em ajudar pessoas a emagrecer e manter a perda de peso;
  • As interações frente a frente são normalmente mais desejáveis, mas se você realmente não pode encontrar alguém, investigue grupos de apoio para emagrecer na internet.
Outra coisa legal que vi no livro é que capitulo a capitulo pede se um comprometimento por escrito. Entao vou começar a colocar aqui ok?
 Acho legal escrever este comprometimento em um caderno. O caderno é parte do material que o livro solicita, alem de post-it e as fichas (cartoes) de enfrentamento.





 



Comprometimento do dia 05/42:


Eu pedirei à _____________________________ para ser meu técnico.

Um comentário: