segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Projeto Pense Magro - Dia 03/42: Sente-se Para Comer



É importante haver uma preparação mental antes das refeições. E uma das coisas mais importantes (e, diga se de passagem, dificeis) dessa etapa é sentar pra comer. Isso nos impedirá de comer compulsivamente. Acreditem!


O ritual da preparação mental não consiste apenas em "sentar para comer", a preparação começa ao iniciar a preparação do seu alimento.


Por exemplo, antes de preparar seu almoço ou jantar, você tem o costume de perguntar ao seu corpo o que ele quer comer? Eu sei, parece estranho, mas isso faz toda a diferença.


Para aqueles que trabalham fora e têm costume de comer em restaurantes, procure olhar as opções do cardápio ou da bancada do self-service, antes de montar seu prato.


Arrume seu prato com cuidado, Sinta o aroma do que vai comer, não belisque nada; faça um acordo consigo mesma: "Eu só posso comer sentada - seja lá o que for!"


Por que disso?


Prestem atenção: Quando comemos em pé, geralmente é por impulso. Exemplo: Uma degustação no supermecado, um salgadinho a caminho de casa, um docinho que ganhamos de alguma colega de trabalho, o bolinho que estamos tirando do forno, entre outras coisas...


Percebem, quantas coisas a gente "engole" automaticamente?


Quando comemos sentados, nos tornamos mais conscientes do que estamos comendo, não apenas do tipo de alimento, mas, mastigamos os alimentos com calma, saboreamos de maneira adequada... Isso nos permitirá uma digestão mais saudável e melhor aproveitamento dos nutrientes. Desta maneira, ficaremos mais satisfeitos com o que comemos.


Coma sentada, você só terá benefícios!




Tarefa:


Quando tiver no meio de um impulso de comer em pé, interrompa imediatamente e pense: "sente-se!".

Meu terceiro dia foi justamente a virada de ano, dia 31/12/2011. Nao consegui postar neste dia, mas eu segui bem, nao bebi refrigerante, nao comi fritura e sim, comi dois pedaços de bolo. Nao resisti. Depois minha mae olhou bem pra mim e disse: "Tudo bem, agora controle-se e leve esse ano de 2012 com mais tranquilidade, é de fato muito dificil restringir alimentos em ceias quando se é convidado de outras pessoas". Entao é isso. Estou na luta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário